chicoFrancisco José Nogueira da Silva, Chico, eleito pelo PT, é sindicalista, tendo iniciado como office boy no setor retroportuário. No início dos anos 90, após se recusar a trabalhar dentro de um contêiner, foi disponibilizado para a entidade sindical, que o abraçou. Em seguida, Chico abraçou o sindicato, do qual se tornou presidente. Ouviu assessores próximos, deu espaço para a criação do programa Televisivo Canal Aquaviário e da Fundação Serttaport, que o projetaram para além das fronteiras sindicais.

Chico aproximou-se da CUT e filiou-se ao PT, do qual se tornou tesoureiro. Foi vice-presidente em duas gestões do Settaport (trabalhadores em terra no transporte aquaviário, agências, terminais…). Conquistou a presidência de forma polêmica, com a saída do titular para um cargo público. Em 2003, empossado, não reconheceu a volta do presidente licenciado. Sofre pressão de outras entidades sindicais de avulsos, em conflito de interesses com a entidade que preside e que representa trabalhadores com registro em carteira.

Formando em Administração de RH pela Unimonte, pragmático, não ostenta discurso ideológico. Deve pautar-se por bandeiras sociais e é susceptível a agir de acordo com a bancada do partido. Santista, 44 anos, é casado e tem três filhos.